Respostas

A melhor resposta!
2014-08-12T19:13:09-03:00
Balanceamento é simplesmente 'pegar' uma equação só com as substâncias e encontrar os coeficientes. Por conveniência, deixamos o elemento H como penúltimo e O como último. Vamos ao exemplo:

Ag_2O \to Ag+O_2 \\ \\ \boxed{Ag_2O}\to\boxed{Ag} +\boxed{O_2} \\ Ag-2 \ \ \ \ \ \ \ \  Ag-1 \\ \\Trocamos \ os \ lugares: \\ \\ 1\boxed{Ag_2O}\to2\boxed{Ag} +\boxed{O_2}

Notamos que ocorreu um erro, então começamos pelo O:

\boxed{Ag_2O}\to\boxed{Ag} +\boxed{O_2} \\ \\ O-1 \ \ \ \ \ O-2 \\ \\ 2\boxed{Ag_2O}\to\boxed{Ag} +1\boxed{O_2} \\ \\ Ag-2*2=4 \\ \\ Produtos: \ Ag-1*\_\_\_=4 \to Ag=4 \\ \\ Fica: \\ \\ 2\boxed{Ag_2O}\to4\boxed{Ag} +1\boxed{O_2}

O resto fica a seu quesito. Estude.
4 4 4
2014-08-12T19:21:12-03:00
Existem várias maneiras de fazermos o balanceamento de uma equação química. Geralmente, a maneira mais usada de determinar os coeficientes de uma equação é o método das tentativas.

Consideremos, como exemplo, a reação de combustão completa do gás metano (CH₄). Representada pela equação a seguir:

CH_4 + O_2 \to CO_2+ H_2O

Como você pode perceber, o número de átomos dos reagentes não é igual ao dos produtos. Para fazer o balanceamento, vamos efetuar as seguintes etapas:
1) Observe a substância na equação toda com maior número de átomos na fórmula: CH₄: 1 átomo de C e 4 átomos de H

2) A essa substância atribuiremos o coeficiente 1, e ela servirá de referência para o acerto de todos os outros coeficienteS.
1 CH₄     +   O₂ →    CO₂      +    H₂O
C = 1                         
H = 4

A partir disso, devemos acertar os demais coeficientes:

1 CH₄     +   O₂ →   1 CO₂      +   2 H₂O
C = 1                      C = 1           H = 4
H = 4

Agora só falta acertar o coeficiente do O₂. No segundo membro, com coeficientes já definidos, temos:

1 CO₂             2 H₂O
O = 2              O = 2

Assim, no primeiro membro devemos ter 4 átomos de O, ou seja: 2 O₂.

Finalmente, temos a equação química balanceada:
1 CH_4 + 2O_2 \to 1 CO_2 + 2 H_2O

1 5 1