Respostas

2014-08-12T19:35:52-03:00
Um rio origina-se a partir do momento que as águas subterrâneas são expelidas ou afloram para a superfície, desse modo vão se acumulando e formam um olho-d’água. Esse possibilita o surgimento de um filete e, em razão das irregularidades do solo (vertentes), começam a escoar suas águas por um extenso percurso até atingir e adquirir a condição de um riacho, depois vai encorpando e torna-se um córrego e, por fim, um regato. 
O regato, à medida que escoa suas águas, recebe contribuição de afluentes menores, assim, seu curso se torna mais caudaloso e isso o eleva à categoria de ribeirão. A partir do momento em que o ribeirão adquire certa largura, alcança áreas de topografia plana já na forma de rio. As águas das chuvas contribuem para o abastecimento dos rios mas a principal contribuição vem das nascentes que são manifestações superficiais de água armazenada em reservatórios subterrâneos, conhecidos como aquíferos ou lençóis, e que dão origem a pequenos cursos d’água. Mas nem todas as manifestações superficiais dos lençóis subterrâneos chegam a originar cursos d’água, pois podem ficar simplesmente formando poças e constituindo as conhecidas fontes. Há nascentes que são alimentados pelo derretimento de geleiras como é caso das nescentes do Amazonas que se originam no derretimento de geleiras da Cordilheira dos Andes. 
Enciclopedicamente, um rio "Designa um curso de água,permanente ou temporário, navegável ou não, procedendo de uma fonte única ou formado pela reunião de regatos ou correntes de água de menor volume e que desagua noutro curso de água ,num lago ou no mar. O lugar onde o rio começa a correr chama-se nascente. Aquele onde desagua chama-se foz. As águas seguem o seu declive segundo o seu talvegue, de montante (lado onde nasce) para jusante (o lado onde termina), entre as duas margens:
2014-08-12T19:42:34-03:00
O rio faz parte do ciclo hidrológico. A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águas subterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural (por exemplo, das geleiras).
Ou seja o rio vem de uma nascente num morro, montanha, etc,e escoa pela tera ate encontrar um mar e despejar suas aguas.