Respostas

2014-08-13T22:21:20-03:00
Recombinação gênica nada mais é que a troca de códigos genéticos entre ácidos nucleicos, afim de formar novas combinações genéticas nos cromossomos.
Seguem três exemplos, o primeiro natural (reprodução), o segundo artificial (realizado em laboratórios) e o último, parasítico.
Geralmente, quando tratamos de recombinação gênica, lembramos primeiramente da produção de células reprodutoras (óvulos e espermatozóide), quando dois pares de cromátides se jutam, trocam material genético e se separam. Logo a seguir, cada dupla se separa formando um quarteto de material genético, cada um com um grupo de genes trocados durante o crossing over. 
Outro caso de recombinação gênica, é um dos casos de bactérias, cujo material genético pode ser alterado por intermédio de transformação, quando o DNA é manipulado de forma a adquirir genes de outras espécies. Esse caso é bastante visado, pois é por intermédio desse método que se consegue síntese de insulina.
E um terceiro caso é o da transdução, cujo material genético é modificado por atuação de um vírus (bacteriófago), que "copia" um sequência genética bacteriana do primeiro hospedeiro e "cola" no material genético de outra bactéria hospedeira.

Espero ter contribuído para, ao menos, meia elucidação. :)