Respostas

2014-08-13T18:10:41-03:00
Na
Europa, o Barroco surge no contexto da Contrarreforma, período marcado pela reação da Igreja Católica diante dos novos movimentos científicos, culturais e religiosos, notadamente a Reforma Protestante. A arte barroca caracteriza-se pelo exagero expressivo e pela tensão entre elementos opostos, derivados de uma visão de mundo altamente maniqueísta.

A literatura barroca desenvolve-se, no Brasil, durante o século 17. O cenário é essencialmente nordestino: o ciclo da cana-de-açúcar, os engenhos e a escravidão, o colégio dos jesuítas. É nesse contexto que Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno, produz uma poesia que tenta adaptar os princípios barrocos às contradições da realidade baiana.

Os temas

> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica. Todos estão presentes na seleta feita pela UFRGS.

A poesia religiosa

> Em A Nosso Senhor Jesus Christo com Actos de Arrependimento e Suspiros de Amor, o eu-lírico assume-se como pecador, manifesta seu arrependimento e mostra-se digno de um pedido de perdão.

> Em A Jesus Cristo Nosso Senhor, o pedido de perdão é consequência de um curioso processo argumentativo, no qual o sujeito, apesar de pecador, coloca-se numa posição que lhe permite exigir o perdão divino.

A poesia lírica

> A preocupação, de ordem filosófica, com a efemeridade das coisas e da vida é o tema de A Instabilidade das Cousas do Mundo e Inconstância dos Bens do Mundo.

> A temática amorosa, em que a mulher é retratada como uma figura elevada, ora associada a elementos da mitologia, ora a elementos da natureza, aparece em A Maria dos Povos, sua Futura Esposa e A uma Dama.

> Em Retrato / Dona Ângela, a mulher é uma figura ambígua: de um lado, é uma representação divina (a figura do Anjo), e inspira o amor espiritual e a devoção; de outro lado, encarna a beleza física (a figura da Flor), e atiçar o desejo carnal do homem.

> O sofrimento amoroso e o amor não correspondido são os temas de Solitário em seu mesmo Quarto à Vista da Luz, Aos Afetos e Lágrimas Derramadas e Admirável Expressão que Faz o Poeta de seu Atencioso Silêncio.

> No poema Definição do Amor — Romance, o amor é representado de modo obsceno-satírico, resumido às instâncias corporais, e tratado com uma linguagem vulgar.

A poesia satírica



> A crítica à sociedade baiana, nos seus mais variados estratos, e às contradições da realidade local são o tema de À Cidade da Bahia, Epílogos (Juízo Anatômico dos Achaques que Padecia o Corpo da República), Aos Principais da Bahia Chamados Caramurus, Milagres do Brasil São, Ao Padre Lourenço Ribeiro, Homem Pardo que Foi Vigário da Freguesia do Passé e Define a sua Cidade.

> O registro de costumes, por meio dos eventos religiosos e das festas populares, aparece em Descreve a Confusão do Festejo do Entrudo e À Procissão de Cinza em Pernambuco.

> A tematização da própria poesia, de sua posição enquanto poeta satírico, é tematizada em E pois Coronista Sou e Aos Vícios.