Três homens estavam em uma pizzaria, eles pediram a conta para a garçonete e ela disse q havia dado R$ 30,00 eles dividiram, e cada um deu R$ 10,00 . Ao chegarem no balcão, viram q na verdade a conta tinha dado R$ 25,00. O homem devolveu R$ 5,00 para eles, como 5 reais não dá para dividir entre três, cada um pegou 1 real, e deram 2 reais de gorjeta para a garçonete. Agora pense, se cada um tinha dado 10 reais e recebeu 1 real de volta, é como se cada um tivesse dado 9 reais, 9 vezes 3 homens, 27 reais, mais os 2 reais de gorjeta da garçonete, 29 reais. Onde está o 1 real se eram 30 reais?

2

Respostas

2014-08-13T18:38:55-03:00


Existe um erro no enunciado

Veja - deram R$30,00 e receberam R$5 de troco. Deram R$2,00 de gorjeta e sobrou R$3,00. Sendo devolvido R$1,00 para cada.

Na verdade se cada um deu R$10,00 e os 3 pagaram R$30,00 mas no final pagaram mesmo R$25,00, fica a parte de cada um

25/3 = 8,333 para cada + R$1,00 = 9,333...

os três fica 9,333...x3 = 28 reais (valor do 3 amigos)

28 reais + 2 reais de gorjeta = 30,00

A melhor resposta!
2014-08-13T18:41:29-03:00
Os R$2,00 de gorjeta da garçonete estão incluídos nos R$27,00, pois se o garçom devolveu R$5,00 ele ficou com R$25,00 + R$2,00 de gorjeta = R$27,00. Os outros R$3,00 foram divididos entre eles. Espero ter ajudado.
1 5 1
agora entendi. Obrigado pela ajuda!
Obrigada por ter marcado como melhor resposta! :)