Respostas

2014-08-13T19:30:09-03:00
Os peixes cartilaginosos são mais antigos, porém menos abundantes atualmente. Além do esqueleto de tecido cartilaginoso, diferenciam-se dos peixes de esqueleto ósseo, por uma série de características. Veja abaixo: 

Cartilaginosos (cações, tubarões, arraias e quimeras): têm cinco ou sete pares de brânquiais sem o opérculo protetor (guelras), a boca é ventral (abaixo da cabeça), a nadadeira caudal heterocerca (assimétrica), o tubo digestivo é formado por uma válvula espiral que aumenta a superfície de absorção, as escamas são dérmicas ou epidérmicas e a fecundação é interna (os machos possuem um tipo de pênis chamado de clásper). 

Ósseos (são a maioria dos peixes atuais, muito diversificados): têm um par de brânquias protegidas pelo opérculo (guelra), a boca é anterior (na frente da cabeça), a nadadeira caudal pode ser homeocerca ou dificerca (ambas simétricas), possuem bexiga natatória (órgão de flutuação), as escamas são dérmicas e a maioria apresenta fecundação externa (os machos depositam o esperma sobre os ovos fora do corpo da fêmea). 
 
Ta Aii eu Tinha resumido em outros sites para outras pessoas tbm ' :D ' 
30 4 30
bgd vc ajudou na atividade e na prova q vou fazer hamanha :-)
De nada ^_^ :3 Precisando é so pedir ajuda ;)
2014-08-13T19:38:36-03:00
Primeiramente podemos diferenciar os dois grupos pelo esqueleto. Os peixes cartilaginosos possuem esqueleto constituído totalmente por cartilagem, enquanto os peixes ósseos possuem esqueleto constituído basicamente por ossos.

Outra diferença marcante diz respeito às brânquias. Os peixes ósseos possuem uma membrana que recobre as fendas branquiais, enquanto os peixes cartilaginosos possuem suas brânquias expostas, sem nenhuma proteção.

As escamas também podem ser usadas na diferenciação desses dois grupos. Enquanto os peixes cartilaginosos possuem escamas placoides e de origem dérmica e epidérmica, os peixes ósseos apresentam escamas de origem exclusivamente dérmica.

Observando a boca, também é possível verificar uma diferença. Enquanto os peixes cartilaginosos possuem uma boca ventral, os peixes ósseos apresentam sua boca na região anterior do corpo.


10 4 10