Respostas

2014-08-13T20:24:12-03:00
1-Vertebrados e invertebrados
2-
ENDOTÉRMICO

Os animais endotérmicos são aqueles a que nós chamamos de “sangue quente” ou também designados por homeotérmicos. Estes animais possuem mecanismos internos que regulam a temperatura corporal.
A termorregulação é o nome a que se dá a esta capacidade de regular a temperatura interna. Este é um processo homeostático, uma vez que regula o ambiente interno de um ser vivo, tal como a osmorregulação.


ECTOTÉRMICO

Designação de seres vivos animais cuja fonte de calor corporal provém fundamentalmente do meio exterior. Nos animais como os peixes, os anfíbios e os répteis, a intensidade metabólica é muito baixa e não existe revestimento que evite as perdas de calor. A maior parte deles devem aumentar a sua temperatura interna, aquecendo-se ao sol antes de se tornarem totalmente activos.


3-
Apresentam esqueleto interno, com coluna vertebral e crânio.Possuem adaptações para a vida aquática.A pele é coberta por escamas (que são diferenciadas de acordo com a parte do corpo), que facilitam o deslizamento do corpo na água.Respiram por brânquias (certas espécies são chamamos “pulmonados”).  As brânquias podem ser protegidas por uma espécie de “tampa” chamada opérculo.Podem ser herbívoros, carnívoros ou parasitas.Locomoção feita por nadadeiras, nomeadas de acordo com a localização no corpo: dorsal, caudal, anal, branquial e pélvica.Sistema nervoso:  com cérebro, medula espinhal e nervos.Sistema sensorial:  olhos desenvolvidos (sem pálpebras), bolsas olfativas, bolsas gustativas, membrana timpânica.  As sensações táteis são percebidas pela linha lateral (conjunto de células especiais que percebem a movimentação da água).Sistema digestório:  completo com boca e cloaca e glândulas anexas.Apresentam bexiga natatória, órgão hidrostático que permite a flutuação do peixe em diferentes níveis na água.Reprodução:  varia de acordo com a espécie, podendo ser interna ou externa, formando larvas denominadas alevinos ou ainda ter desenvolvimento direto.