Respostas

A melhor resposta!
2014-08-14T13:27:39-03:00
Analise sintatica é sobre função que uma determinada palavra tem em uma frase, classifica-la como sujeito, adverbio, etc...
Exemplo:
''A brincadeira dele é muito violenta'' .
brincadeira apresenta a função sintatica de sujeito.

Analise morfológica é sobre a função que determinada palavra exerce num contexto geral e independente, seria classifica-la como verbo, substantivo, etc...
Exemplo:
''A brincadeira dele é muito violenta''.
Brincadeira apresenta a função morfologica de substantivo.

1 5 1
2014-08-14T15:56:42-03:00
NA ANÁLISE MORFOLÓGICA VOCÊ ANALISARÁ A PALAVRA INDEPENDENTE DA POSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA NO TEXTO OU NA ORAÇÃO. POR EXEMPLO: COMPUTADOR - POLISSÍLABO,  OXÍTONO, SUBSTANTIVO COMUM, MASCULINO SINGULAR.
NA ANÁLISE SINTÁTICA, VOCÊ ANALISARÁ A PALAVRA NO CONTEXTO, VAI DEPENDER DA POSIÇÃO QUE ELA OCUPA NA ORAÇÃO. A MESMA PALAVRA PODE SER SUJEITO EM UMA ORAÇÃO E NA OUTA SER UM OBJETO DIRETO OU INDIRETO, OU ADJUNTO ADVERBIAL ETC. EXEMPLO:
O SÍTIO DE PAULO É MUITO ARBORIZADO
O SÍTIO = SUJEITO SIMPLES - NÚCLEO= SÍTIO
OUTRA ORAÇÃO: NOS VAMOS PARA O SÍTIO DE PAULO
SÍTIO NESSA ORAÇÃO É UM ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR