Respostas

2014-08-14T19:57:18-03:00
Definição: As micorrizas são um fator resultante da relação mutualística simbiótica entre a raiz de uma planta e um fungo.
Tipo anatômico-funcionais: É pela característica anatomica e funcional que as micorrizas são identificadas. São elas Endomicorrizas ou micorrizas arbusculares; Ectomicorrizas; Ectendomicorriza; Micorrizas arbutóides; Micorrizas monotropóides; Micorrizas Ericóides e Micorrizas orquidóides.
Fatores influenciadores de micorrização: As hifas dos fungos invadem a raiz da planta, gerando uma superfície que aprimora a absorção de água e nutrientes do solo pela planta, que em contrapartida, fornece aos fungos carboidratos, pois estes não o produzem por não serem fotossintéticos.
Papel nutricional e não nutricional das micorrizas arbusculares: As micorrizas arbusculares possuem papel funcional de absorção de nutrientes, entre eles o fósforo, pelas plantas, fixação de N2, alteração rizosférica e fisiológica da raiz da planta. O que as definem como principal objeto restaurador de plantações. 
E a presença de micorrizas na raiz da planta altera a bioquímica de Carbono nela. Provocando algumas alterações fisiológicas da planta, por exemplo: Aumento do número de organelas; Modificação da atividade enzimática; Aumento da abertura dos estômatos; Maior taxa de respiração e absorção de CO2 e Aumento de exsudatos radiculares. 
1 1 1