Respostas

2014-08-14T16:07:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Do enunciado da tarefa podemos escrever (e resolver) a equação:

3(90-x)+40=180-x\\
270-3x+40=180-x\\
-3x+x=180-40-270\\
-2x=-130\\
x=65^o
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-14T16:07:35-03:00
Seja \alpha a medida do ângulo procurado.

Assim, o seu complemento é 90-\alpha e o seu suplemento tem medida 180-\alpha. Logo:

3\cdot(90-\alpha)+40=180-\alpha

270-3\alpha+40=180-\alpha

2\alpha=310-180

Portanto, \alpha=\dfrac{130}{2}=65^{\circ}.
1 5 1