Respostas

2014-08-14T19:12:05-03:00
PartiLHar, perguNTar, percoRRer... 
E todas as palavras que existem duas ou mais consoantes juntas!
A melhor resposta!
2014-08-14T19:30:46-03:00
Encontro consonantal

O encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária, que não sejam dígrafo. Esse encontro pode ocorrer na mesma sílaba ou não ( carpete, bíblia ) .

Tipos de encontro Consonantal .

Há três tipos de encontros consonantais :

1 - Encontro Consonantal Puro ou Próprio ou Perfeito .

É agrupamento de consoantes, lado a lado, na mesma sílaba ( inseparáveis ), geralmente terminados em L ou R, exemplo : BRA-SIL, PLA-NE-TA, A-DRE-NA-LI-NA, CRES-CI-MEN-TO .

2 - Encontro Consonantal Disjuntos, Impróprio ou Imperfeito .

É o agrupamento de consoantes, lado a lado, em sílabas diferentes, exemplo : AP-TO, CAC-TO, AS-PEC-TO, OB-JE-TI-VO.

3 - Encontro Consonantal Misto .

Agrupamento consonantais que misturam os dois modos descritos, exemplo : FIL-TRO, DIS-PLI-CEN-TE, DES-TRO .
1 5 1