Respostas

2013-08-12T10:29:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Resumo do texto "A linha de produção do texto", Revista Língua Portuguesa Nº 90, páginas 28, 29, 30, 31, 32, 33.

Dicas de especialistas para melhorar a sua escrita:
Primeira dica: quer aprender a escrever? Faça resumos. 

A idéia - A idéia para o seu texto é fruto de muita leitura. Se você não lê e se interessa por nada, não vai sair nada.
A pesquisa - você só pode escrever sobre o que sabe, portanto se não sabe, vai pesquisar. Aquela leitura prévia pode ajudar a poupar algum tempo de pesquisa.
A estrutura - Um texto possui blocos significativos bem delineados. Aliás, esse resumo se limita a identificar os bloco da reportagem.
O rascunho - Um texto nunca está pronto na primeira versão. O rascunho é fundamental para testá-lo. Não, eu não fiz rascunho desse resumo.
Versões e  texto final - quanto mais complexo o trabalho a ser escrito, mais versões serão necessárias. Uma dica importantíssima é deixar o texto descansar por um dia antes de reescrevê-lo.
Revisão - hora de concertar, digo, consertar os problemas de ortografia, concordância, regência, pontuação... É a parte mais chata. A grande vantagem de aprender gramática é poder passar o mais rápido possível, e com sucesso, por essa fase. Eu que o diga, que detesto fazer revisões...
A publicação - apertou o botão, já era. O texto não é mais seu. agora ele cai no mundo, denunciando sua destreza ou seu fracasso na arte de redigir.
1 5 1