1) Indique a carga elétrica dos íons formados pelos átomos abaixo, com quantos elétrons cada ion ficou, a notação que representa o íon e o que ocorreu com o numero atômico.

a) Átomo de nitrogênio que ganha 3 elétrons.
b) Átomo de alumínio que perde 3 elétrons.
c) Átomo de bário que perde 2 elétrons.
d) Átomo de enxofre que ganha 2 elétrons.

2) Diferencie as partículas subatômicas quanto a localização, a massa e a carga.

3) Todo o atomo possui próton, nêutron e elétron? Em caso negativo de um exemplo:

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-15T19:59:31-03:00
1) O número atômico ou Z corresponde ao número de prótons. Neste caso, a alteração não é no núcleo (onde estão prótons e nêutrons) e sim na ELETROSFERA, onde estão os elétrons.

a) N está na família 5A portanto sua carga seria 3- ( ele teria que ganhar 3 cargas negativas para alcançar a configuração de gás nobre pois tem 5 na valência). Como ele ganha, fica estável. Portanto N.

b) Al está na família 3A e sendo assim tem 3 elétrons na camada de valência (c.v.) que corresponde a 3+. Como ele perde estes elétrons, fica estável. Portanto Al.

c) Ba está na família 2A portanto tem 2 elétrons na c.v.que corresponde a 2+. Como ele os dá, fica estável. Portanto Ba.

d) S está na família 6A e tem 6 elétrons na c.v. que corresponde a 2-,  como ganha dois fica no total com 8 elétrons e estável. Portanto fica S.

OBS: TODA VEZ QUE UM ÁTOMO GANHA UM ELÉTRON FICA UMA VEZ NEGATIVO (POIS GANHA CARGA) E QUANDO PERDE FICA UMA VEZ POSITIVO.

2) Existem 3 partículas subatômicas onde há no núcleo prótons e nêutrons e na eletrosfera os elétrons. A carga do próton é +1, a do elétron é -1 e a do nêutron é igual a 0. Em relação à massa o próton tem a mesma que o nêutron e a massa do elétron é quase desprezível!

3)Não e um exemplo disso é o isótopo do H onde tem massa/ A: 1 e próton/ Z: 1. Ou seja, ele não possui nêutrons!
1 5 1