Respostas

2014-08-14T22:55:56-03:00
João = x
Antônio = x + 0,3x = 1,3x
Ricardo = 1,3x - (0,1*1,3x) = 1,3x - 0,13x = 1,17x
Então,

x+1,3x+1,17x=4858 \\ 3,47x=4858 \\ x= \frac{4858}{3,47} =1400,00

Portanto,
João = x = 1400,00
Antônio = 1,3x = 1,3*1400 = 1820,00
Ricardo = 1,17x = 1,17*1400 = 1638,00

Espero ter ajudado :D 
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-15T00:57:29-03:00
Vamos chamar de S o salário de João. 

Assim, como Antônio recebe 30~\% a mais que João, temos que o salário de Antônio recebe S+0,3S=1,3S.

Além disso, sabemos que, Ricardo recebe 10~\% a menos que Antônio, portanto, Ricardo recebe 1,3S-0,13S=1,17S.

Como a soma desses três salários é 4~858, segue que:

S+1,3S+1,17S=4~858, ou seja, 3,47S=4~858.

Portanto, S=\dfrac{4~858}{3,47}=1~400.

Logo, o Salário de João é R$ 1 400,00. O salário de Antônio é R$ 1 820,00 e o salário de Ricardo é R$ 1 638,00.
1 5 1