Respostas

2014-08-15T01:00:13-03:00
A primeira imagem é um modelo de triangulo retângulo que pode servir pra você futuramente e a segunda é o que pedistes
A melhor resposta!
2014-08-15T01:40:50-03:00
Vou deixar um desenho anexado com a construção passo a passo. Tentei ser o mais preciso possível no desenho e gostaria que você verificasse, usando um transferidor, que o ângulo A\hat CB é reto.

1- Vamos chamar de A e B os extremos da hipotenusa. Um triângulo retângulo tá sempre inscrito numa semicircunferência, então a primeira coisa a se fazer é traçar uma semicircunferência, de modo que a hipotenusa seja o diâmetro, ou seja, traçar uma semicircunferência que passa por A e B;
2- Traça o ponto H distante 4cm de um dos extremos da hipotenusa; os segmentos AH e BH são as projeções dos catetos na hipotenusa, daí um deles tem que ser 4cm, você escolhe. No desenho tá AH = 4cm;
3- Trace uma perpendicular ao segmento AB que passa por H. Essa perpendicular corta a semicircunferência no ponto C, que é o outro ponto do triângulo. Ligue C aos pontos A e B e você encontrará o triângulo retângulo pedido :D

__________________________________________________

Só pra deixar claro: usei o paint na criação do desenho e as ferramentas linha, retângulo, círculo e, obviamente, borracha e texto. Também tive que usar as linhas de grade do próprio paint, para dar maior precisão.
2 5 2
Muito obrigada FelipeQueiroz,ficou exatamente igual a resposta do meu professor de desenho
Opa, por nada! :D