Respostas

A melhor resposta!
2014-08-15T08:33:42-03:00
A Revolta da Vacina ocorreu em 1904 no RJ (na época capital do Brasil), o então presidente Rodrigues Alves ordenou o alargamento de ruas, amplicação de rede de água e esgoto e o "combate às epidemias" que castigavam a cidade, como febre amarela, varíola e peste bubônica.
O combate às epidemias ficou a cargo de Osvaldo Cruz, um dos mais importantes sanitaristas que o País teve. Ele ordenou vacinação obrigatória para deter a varíola.
A ignorancia da maioria da população, aliada à falta de uma campanha que esclarecesse a importancia da vacina, levou a uma revolta popular, pois o povo do RJ já estava farto das medidas do governo que o prejudicavam, como as citadas acima, que expulsaram a população pobre do centro da cidade.
O governo reprimiu a revolta por intermédio do corpo de bombeiros e da cavalaria.
Resumindo: A Revolta da Vacina se deu a falta de comunicação do Governo para com a população (explicação), e também pelo motivo de que a população estava sofrendo abusos do Governo, como retiradas de moradias
3 3 3
2014-08-15T08:41:19-03:00
Aconteceu na cidade de Rio de Janeiro quando o médico Oswaldo Cruz se tornou diretor de saúde publica e começou a ordenar demolições de moradias pobres e autorizar invasões domiciliares para buscar pragas.
O médico sanitarista Oswaldo Cruz, diretor da Saúde Pública, instituiu a vacina obrigatória.
O governo usou as tropas do corpo de bombeiros e a cavalaria para dominar os revoltosos.  
1 1 1