Respostas

2014-08-15T16:37:23-03:00
O feudalismo formou-se por meio de um longo  processo que combinou elementos de origem romana, como o Colonato ,com outros, de origem germânica, como o comitatus. O colonato obrigava os camponeses a darem parte do que produziam aos proprietários das terras em que trabalhavam .Já os comitatus era um bando de guerreiros unidos pela a fidelidade a um chefe capaz de conquistar distribuir bens.
 O feudalismo é um sistema que se baseia na dependência e fidelidade entre a nobreza guerreira e na denominação exercida sobre os camponeses.
 Com a divisão de Império Carolíngio, em 843, houve um enfraquecimento do poder do rei. Quando os Vikings, árabes e húngaros invadiam a Europa, nos séculos IX e X, os reis carolíngios pediram ajuda militar aos nobres e, em troca, doaram a ele um Feudo.
   
                                 As Cruzadas
 Desde o século v, cristãos europeus peregrinavam a centros religiosos, como Jerusalém e Santiago de Compostela, para pagar uma promessa, fazer um pedido ou como forma de penitência.
 Os participantes dessas expedições consideravam-se "marcados pelo o sinal da cruz" e por isso bordavam uma cruz na roupa. Daí o nome das Cruzadas. As Cruzadas reuniam milhares de pessoas: homens, mulheres, crianças e camponeses, ricos e mendigos, civis e religiosos. Os nobres iam a cavalo e bem armados; a maioria, porém, ia pé e sem armas.Os motivos das Cruzadas
de ordem material, social e religiosas:
·as pessoas comuns esperavam obter a salvação eterna, pois a Igreja prometia aos participantes o perdão dos pecados;
·os nobres esperavam obter terras e outras riquezas orientais;
·os mercadores ambicionavam aumentar o comércio como Oriente;
·os Dirigentes da Igreja queriam desviar a violência praticada pela nobreza guerreira, deslocando-a para fora da Europa.
1 5 1