Respostas

2013-08-13T12:53:20-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Cara Emily,

Podemos entender as alterações cromossômicas como modificações no número ou na estrutura dos cromossomos.

Enquanto alteração cromossômica do primeiro tipo, no número de cromossomos, temos a Síndrome de Down, também denominada de Trissomia do cromossoma 21, na qual o cromossoma 21 apresenta um a mais, total ou parcialmente.

Um exemplo do segundo tipo de alteração cromossômica está na síndrome de cri du chat (síndrome do miado do gato), que resulta da falta de um pedaço do cromossomo 5. Aviso que a variação no número de cromossomas costuma ser fatal. 

Obviamente, cara Emily, tais alterações cromossômicas são extremamente graves, causando diversos tipos de problemas, como cardíacos e mentais.

Vale ressaltar que algumas da alterações na estrutura do cromossoma podem ser:

1) A falta de um pedaço do cromossoma;

2) A inversão de um pedaço do cromossoma, alterando a ordem dos genes;

3) A translocação, que é a troca de pedaços entre cromossomas não parecidos, que pode ser um fenômeno importante para a formação de novas espécies;

4) Duplicação de pedaços de cromossoma: há um pedaço a mais no cromossoma.

As alterações cromossômicas, normalmente, ocorrem durante a formação dos gametas (óvulos e espermatozoides) ou, ainda, durante as divisões iniciais do zigoto (as primeiras células do novo ser vivo).

Por fim, as alterações cromossômicas são uma das principais causas dos abortos nos primeiros três meses da gravidez.

A síndrome de Down, também denominada de Trissomia do cromossoma 21
1 5 1