Respostas

2014-08-16T11:59:04-03:00
O maior ecossistema Brasileiro é o da Amazônia.
2 5 2
e as caracteristicas de amazonas
A melhor resposta!
2014-08-16T12:08:52-03:00
O Maior ecossistema brasileiro é o da Amazônia, porém ele não está totalmente dentro do Brasil (encontra-se domínio amazônico nos países vizinhos). O segundo maior é o Cerrado. A Mata Atlântica é um hotspot brasileiro, porém não é o maior ecossistema, ja que perdeu mais de 75% da sua área (uma das exigências para ser um hotspot). A Mata Atlântica é o ecossistema mais devastado do Brasil.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA AMAZÔNIA 
Para darmos continuidade ao nosso trabalho iremos dar características gerais da Amazônia: 
É uma região na América do Sul, definida pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte por floresta tropical (que também é chamada Floresta Equatorial da Amazônia ou Hiléia Amazônica). É o rio de maior bacia hidrográfica do mundo e é também o rio mais volumoso. Estende-se por nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. No Brasil, para efeitos de governo e economia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada Amazônia Legal. É chamado também de Amazônia o bioma que, no Brasil, ocupa 49,29% do território, sendo o maior bioma terrestre do país, onde é constituída pelos ecossistemas: 

Manguezal próximo a Macapá 
floresta ombrófila densa (a chamada Floresta Amazônica) 
floresta ombrófila aberta 
floresta estacional decidual e semidecidual 
campinarana 
formações pioneiras 
refúgios montanos 
savanas amazônicas 
matas de terra firme 
matas de várzea 
matas de igapós 
Estes ecossistemas estão distribuídos em 23 eco-regiões, abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e pequena parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. 
Inclui também zonas de transição com os biomas vizinhos, cerrado, caatinga e pantanal. 

Espero ter Ajudado!

2 5 2