Respostas

2014-08-16T17:49:41-03:00
Tem a
presente
pretérito perfeito
pretérito imperfeito
pretérito mais-que-perfeito
futuro do pretérito
futuro do presente
espero ter te ajudado
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-16T22:33:34-03:00
As variações na linguagem podem ocorrer de três formas: diafásicas (variação devido à situação), diatópicas (diferenças regionais) ou diastráticas (de acordo com os grupos sociais). Existem variações geográficas, históricas, sociais e situacionais.

Exemplo de variação geográfica:

A palavra "mandioca", por exemplo, tem diferentes sinônimos dentro do país, por exemplo, macaxeira e aipim.

Exemplo de variação histórica:

"Morria por ti. Há uma hora que te espero, ansiosa, quase chorando; mas bem vês que estou risonha e alegre tudo porque o melhor dos homens entrou nesta sala. Por que te demoraste tanto?"

O trecho de Machado de Assis, escrito em 1884, mostra como a língua muda no decorrer do tempo. Palavras e expressões desaparecem ao passo que novas vão surgindo.

Exemplo de variação social:

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió

Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados. 

Aqui, podem ser destacadas as gírias, jargões e até a linguagem caipira, como na retratada no poema acima, de Oswald de Andrade. Essas variações são característicos de grupos sociais específicos.

Exemplo de variação situacional:

Este tipo de variação ocorre de acordo com o grau de formalidade que a situação pede. Você não fala com seus amigos, por exemplo, da mesma forma que falaria com um juiz no tribunal. A mesma diferença acontece quando você está conversando em um bar e uma entrevista de emprego. É preciso adequar a linguagem à ocasião. Para cada interlocutor, há um jeito diferente de se comunicar, e essa diferença ocorre, principalmente, na língua falada.
1 5 1