"Conceitualmente, a despesa pública pode ser definida como um conjunto de dispêndios de um órgão ou entidade pública, devidamente autorizados em lei e ordenados por autoridade ou agente público competente e que são realizados com o objetivo de executar os serviços públicos que lhe compete, bem como para garantir o regular funcionamento da máquina pública em benefício da sociedade. Normalmente, no Brasil, tais despesas originam à NFSP (necessidade de financiamento do setor público), haja vista que os gastos públicos sempre superam a arrecadação." (NASCIMENTO, 2010, p. 182). Sobre o assunto em questão, leia atentamente as afirmações abaixo e na sequência assinale a alternativa INCORRETA:
ALTERNATIVAS
a-A diferença entre déficit primário e déficit nominal é que, no primeiro estão inclusos os pagamentos com juros e as variações com correção monetária e cambial.
b-A maneira de o governo obter maior superávit primário é basicamente de duas formas: com aumento da arrecadação de impostos e com maiores cortes nos gastos previstos no orçamento federal.
c-O conceito primário é utilizado para medir o que ocorreu no exercício, eliminando os efeitos das dívidas de exercícios anteriores, ou seja, mede a capacidade de pagar os juros da dívida.
d-No conceito nominal é possível verificar qual é o valor da dívida, em reais correntes, no início e no fim do período, geralmente de um ano.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-17T04:00:51-03:00
Atendendo ao enunciado a alternativa incorreta é:
a-A diferença entre déficit primário e déficit nominal é que, no primeiro estão inclusos os pagamentos com juros e as variações com correção monetária e cambial.
2 5 2