Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-08-17T11:46:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A revolução pernambucana, iniciada em 1817 e que durou 75 dias, foi um movimento emancipacionista onde grande parte da população se rebelou contra a monarquia portuguesa. Entre os envolvidos estão grandes proprietários de terras, parte mais humilde da comunidade e o governo português. Temendo que a revolta avançasse para outras províncias, a coroa portuguesa enviou tropas para Recife, após confrontos entre as tropas e revoltosos o conflito foi encerrado, com lideres do movimento presos e condenados a morte.
2 5 2
2014-08-17T11:53:11-03:00
Os atritos entre reinóis e nativos tomaram um aspecto grave. o governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, honesto, mas hesitante, não soube evitar o conflito e, em 1817, uma revolução proclamou a República. Foi constituido um Governo Provisório e aprovada, pelas câmaras municipais da capitania, uma Constituição.  O chefe do governo, Domingos José Martins, era um comerciante próspero, que estivera na Inglaterra onde entrara em contato, através das sociedades maçônicas, com grandes figuras emancipadoras da América Latina. O Governo Revolucionario enviou uma representate aos Eua e outro à Inglaterra. Uma junta governativa, composta de militares, de sacerdotes, de magistrados e de agricultores, conseguiu dominar, no primeiro momento, a capitania, estendendo-se o movimento à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. Foi notável a adesão do clero, tanto secular quanto regular. A repressão porém, mostrou-se  violenta e fulminante. Bloqueado o porto do Recife, as tropas baianas enviadas pelo governador, levaram de vencida as forças da revolução. 
1 5 1