Respostas

2014-08-17T13:44:05-03:00
É que Nos séculos V e IV., durante o chamado Período Clássico, principal causa das Guerras Médicas foi um choque de imperialismo. Os persas, cujo império continuava a crescer, consideravam a região da Jônia ( na costa da Ásia Menor ) um complemento natural para seu império. Por outro lado, os gregos, em seu processo de colonização, expandiam-se por todo mediterrâneo. 
 a Grécia sofreu grandes transformações após as denominadas Guerras Médicas, entre os gregos e persas. Esse período marcaria o apogeu e a decadência das principais cidades-Estado gregas devido às lutas fratricidas entre elas.                                              Suceram-se várias campanhas. Na primeira ofensiva persa ( 490-479 a.C. ), a colônia grega de Mileto foi arrasada após uma tentativa de revolta contra os persas. Como Atenas havia exilado os revoltosos, o imperiador persa, Dario, invadiu a Grécia, mas, comandados por Milcíades, os atenienses venceram os persas na planície de Maratona ao norte de Atenas. 

Voltando dez anos mais tarde, os persas venceram as resistências dos espartanos nas Termópilas e incendiaram Atenas, mas foram vencidos pelos atenienses na batalha naval de Sa-lamina. No ano seguinte ( 479 a.C.), os persas foram derrotados por atenienses e espartanos, e viram-se obrigados a regressar a Ásia. 

Os gregos passaram então à ofensiva contra os persas, organizando a Confederação de Delos, liderada por Atenas e composta por diversos Estados gregos. Os aliados contribuíam com navios, equipamentos, soldados ou dinheiro para financiar a guerra. Graças a isso e a sua superioridade naval, os gregos conseguiram várias vitórias levando os persas a reconhecerem sua derrota no Tratado de Calias. Assim, os gregos conquistaram a supremacia no Egeu. 

A hegemonia ateniense 

Graças ao seu papel de destaque na guerra contra os persas, Atenas passou a exercer a hegemonia em toda Grécia. Os atenienses transformaram a Confederação de Delos em um instrumento do seu imperialismo, subjulgando os antigos aliados e obrigando-os a pagar tributos. Com o tesouro arrecadado ocorreu um grande desenvolvimento em Atenas, particularmente no século V a C., durante o governo de Péricles. Esse período, de maior esplendor ateniense, ficou conhecido como o Século de Ouro ou Século de Péricles. 

Foram realizadas grandes construções e a cidade de Atenas foi totalmente remodelada. Desenvolveu-se a cultura grega e o sistema democrático foi aperfeiçoado.
5 3 5