1- calcule a aceleracao media de um movel que partindo do repouso varia a velocidade para 108 km/h em 15 s
2- durante uma viagem,um caminhao possui velocidade inicial de 100km/h. quando ele avista na pista uma placa indicando um radar a 1km de distancia. nesse momento, ele pisa no freio e atinge a velocidade maxima permitida no local, que é 80km/h no intervalo de tempo de 5s. calcule a aceleracao desse caminhao.
3- em 4s, a velocidade de um carro passa de 8m/s. qual a aceleracao media ?
4- ao decolar. um avisao leva 20s para atingir uma velocidades de 60m/s. calcule o valor da sua aceleracao.

2

Respostas

2014-08-18T15:28:35-03:00
1- 108/3,6=30m?s
Am=Δv/Δt
Am=30/15
Am=2m/s²

2-Δv=22,2-27,7=-5,5m/s
Am=-5,5/5
Am=-1,1m/s²

3- Am=8/4
Am=2m/s²

4- Am=60/20
Am=3m/s²
2 5 2
A melhor resposta!
2014-08-18T15:34:09-03:00
1) Δa= ΔV/Δt -> Primeiro acertar as unidades passando a velocidade para metros por segundo dividindo 108km/h por 3,6=> V= 30m/s
Δa= ΔV/Δt -> Δa= 30/15 -> Δa= 2 m/s² 
2) Δa= ΔV/Δt -> Primeiro  expandir a fórmula e acertar as unidades. A variação de velocidade corresponde a velocidade final (80 km/h) menos a velocidade inicial (100 km/h), que é igual a - 20 km/h, o que significa que o corpo está freando. Convertendo pra m/s-> - 5,55 m/s aprox. 
Δa= -5,55/5 = Δa= -1,11 m/s² aprox.
3) está faltando dados 
4) Δa= ΔV/Δt -> Δa=60/20=> Δa= 3m/s²
3 5 3