Respostas

A melhor resposta!
2014-08-18T17:14:48-03:00
Pode-se dizer que os VERBOS DEFECTIVOS tem comportamento contrário ao dos verbos abundantes, pois enquanto estes apresentam mais de uma forma verbal para representar um mesmo modo, tempo e pessoa, aqueles apresentam uma ausência de algumas formas verbais, ou seja, não possuem determinadas formas conjugadas.Vejamos os exemplos:Verbo PARTIR (regular, 3ª conjugação, conjugado no presente do indicativo)EU - parto
TU - partes
ELE - parte
NÓS - partimos
VÓS - partis
ELES - partem
2 5 2
2014-08-18T17:19:50-03:00
Esses verbos possuem conjugação incompleta, podem ser conjugados nas formas cuja a vogal tônica permanece fora do radical. Esses verbos, e sua maioria, são conjugados apenas na primeira e segunda pessoas do plural do modo indicativo, segunda pessoa do plural do modo imperativo, e não possuem flexão no presente do subjuntivo.
1 5 1