Respostas

2013-08-13T10:29:11-03:00
Questão 1: Em 1992 a ONU redigiu um importante documento intitulado “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Sobre o assunto analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correspondente: I – A Declaração Universal dos Direitos da Água tem força de lei internacional, prevendo severas punições aos países que a desrespeitarem. II – A água foi considerada como parte do patrimônio do planeta, sendo que cada continente, povo, nação, região, cidade e cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. III – A pouca disponibilidade de água doce superficial associada ao fato do uso indiscriminado deste bem e o aumento da poluição hídrica é uma das justificativas sobre a criação da Declaração Universal dos Direitos da Água. IV – O Dia Mundial da Água é uma data importante para a divulgação dos problemas relacionados à água. Estão corretas apenas: Alternativas: 1 - I e II 2 - II e III 3 - III e IV 4 - I, II e III 5 - II, III e IV 
Sua resposta: 5 
Questão 2: Sobre a “Declaração Universal dos Direitos da Água” analise as alternativas a seguir e assinale a que estiver INCORRETA: Alternativas: 1 - A água foi considerada uma condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. 2 - A água foi considerada como de responsabilidade única dos governos, que devem elaborar leis específicas para garantir a disponibilidade hídrica. 3 - A água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia, pois os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. 4 - A água foi considerada como dotada de valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 5 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 
Sua resposta: 2 
Questão 3: O Conselho Nacional de Recursos Hídricos é: Alternativas: 1 - Um fórum de discussão acerca da problemática da água em esfera federal. 2 - Uma associação civil de luta pela preservação dos recursos hídricos de nosso país. 3 - O órgão mais expressivo da hierarquia do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. 4 - O centro de discussão em esfera municipal dos problemas relativos ao abastecimento de água. 5 - O órgão responsável pelo tratamento de água para consumo humano nos municípios. 
Sua resposta: 3 
Questão 4: Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma atribuição do Conselho Nacional de Recursos Hídricos: Alternativas: 1 - Promover a centralização da gestão sobre o uso dos recursos hídricos no país. 2 - Promover a articulação do planejamento de recursos hídricos com os planejamentos nacional, regional, estadual e dos setores usuários. 3 - Deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos. 4 - Acompanhar a execução e aprovar o Plano Nacional de Recursos Hídricos. 5 - Estabelecer critérios gerais para a outorga de direito de uso dos recursos hídricos e para a cobrança pelo seu uso. 
Sua resposta: 1 
Questão 5: Sobre os Comitês de Bacias Hidrográficas analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correspondente: I – É um órgão colegiado contando com a participação dos usuários, da sociedade civil organizada, de representantes de governos municipais, estaduais e federal. II – Tem como uma de suas atribuições promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia. III – Nos Comitês de Bacias de rios fronteiriços e transfronteiriços, a representação da União deverá incluir o Ministério das Relações Exteriores. IV – Nos Comitês de Bacias cujos territórios abranjam terras indígenas deverá haver representantes da Fundação Nacional do Índio – FUNAI e das respectivas comunidades indígenas. Estão corretas apenas: Alternativas: 1 - I e II 2 - II e III 3 - III e IV 4 - I, II e III 5 - Todas estão corretas. 
Sua resposta: 5
6 5 6
a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, SUGESTÕES e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Estao todas corretas
estão todas corretas?