Respostas

A melhor resposta!
2014-08-18T18:57:35-03:00

Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor.
1 5 1
2014-08-18T19:16:10-03:00
Interjeição

Palavra invariável que exprime sentimentos e sensações diversas . Pode ser :
De dor: ai ! ui !
De alegria: ah ! oh ! eh !
De desejo: tomara ! oxalá ! oh !
De animação: eia ! sus ! coragem ! avante !
De aplauso: viva ! bravo ! bem ! apoiado !
De aversão: ih ! chi ! irra ! arre !
De apelo ou chamado: olá ! psiu ! alô !
De silêncio: psiu ! caluda ! silêncio !
De alívio: arre ! uf !
De aviso ou advertência: atenção ! cuidado ! alerta ! calma !
De despedida: adeus ! tchau !
Há ainda as onomatopéias, ou interjeições imitativas de certos sons. Exemplos: zás-trás, nhoque, tchibum, tique-taque, toque-toque etc. E também as locuções interjetivas como: Ora bolas ! Com a breca ! Crus credo !