Respostas

2014-08-18T21:24:19-03:00
A tendência de um átomo a perder ou ganhar elétrons depende de qual composto ele representa. Um átomo sempre tende a atingir o status de um gás nobre, ou seja, a estabilidade natural. Quando um átomo é ametal, ele tende a ganhar elétrons para poder alcançar a estabilidade, sendo mais eletronegativos que os metais, enquanto estes tendem a perder elétrons para chegar a um ponto estável, sendo mais eletropositivos do que os ametais.
P.S. Eletronegatividade: tendência de um átomo a ganhar elétrons;
Eletropositividade: tendência de um átomo a perder elétrons.
A melhor resposta!
2014-08-18T21:29:15-03:00
Se for cátion ou seja um metal, o elemento irá ter carga positiva, fazendo os metais terem a tendência de perder elétrons para se estabilizarem no octeto. (terem 2 ou 8 elétrons em sua última camada) 
Se for ânion ou seja, um ametal, o elemento irá ter carga negativa, fazendo os ametais terem a tendência de ganhar elétrons para se estabilizarem.

É o contrário mesmo.
ânion são negativos tendem a receber.
cation são positivos, tendem a perder.
1 5 1