Respostas

A melhor resposta!
2014-08-19T06:12:01-03:00
Alguns tendem a confundir intemperismo com erosão, por não perceberem quais são as diferenças que existem entre estes dois processos. 
INTEMPERISMO é o processo pelo qual as rochas da superfície terrestre são alteradas ou levadas a se desintegrar pela ação do vento, da água, do clima, ou ainda, por reações químicas ou biológicas. 
EROSÃO envolve o transporte de substâncias fragmentadas de um local para outro, já o intemperismo ocorre em um local não havendo transporte de substâncias fragmentadas, necessitando, assim, da erosão para transporte. Pode-se dividir o intemperismo em duas partes: INTEMPERISMO MECÂNICO, INTEMPERISMO QUÍMICO e INTEMPERISMO BIOLÓGICO. 
INTEMPERISMO MECÂNICO é a forma mais comum de intemperismo, sendo causada pela aplicação de várias forças físicas, que causam a desintegração de rochas em pedaços menores. A característica principal deste tipo de intemperismo, é que nenhum dos componentes da rocha é decomposto quimicamente, não havendo, assim, decomposição. Podemos citar como exemplo as mudanças de temperatura, que causam a expansão e retração da rocha. Permitindo que haja fendas nas rochas, resultando em sua separação em lâminas ou escamas. 
INTEMPERISMO QUÍMICO ocorre quando estratos geológicos são expostos a águas correntes com compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram significativamente sua constituição. Esse fenômeno é o intemperismo químico, que provoca o acréscimo de hidrogênio (hidratação), oxigênio (oxigenação) ou carbono e oxigênio (carbonatação) em minerais que antes não continham nenhum desses elementos. Muitos minerais secundários formaram-se por esses processos. Este tipo de intemperismo é mais comum em climas tropicais úmidos. 
INTEMPERISMO BIOLÓGICO é caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem em sua superfície. Plantas podem provocar o intemperismo mecânico quando suas raízes penetram, de forma profunda na rocha, provocando fendas.
4 5 4
vc se esqueceu do intemperismo físico mas fora isso ta ótimo valeu mesmo!
Ah, o intemperismo é a desagregação ou desintegração do material de origem (rocha ou sedimento) sem que haja alteração química dos minerais constituintes. Ele, portanto, causa uma desagregação de fragmentos cada vez menores, conservando as características de seus minerais, aumentando a superfície de contato dos fragmentos, o que colabora com o intemperismo químico. Em regiões desérticas e de clima semiárido esse processo é mais intenso. E por nada =D
2014-08-19T08:38:26-03:00
É o conjunto de quimicos e fisicos que levam á degradaçao e enfraquecimento das rochas.
tipos:quimico,fisico,oxidaçao,hidrataçao,dissoluçao,hidrolise,acidolise, e biologico
1 5 1