Respostas

2014-08-19T13:34:58-03:00
Como um movimento político e militar contra a invasão soviética do Afeganistão, os talibãs são conhecidos por terem-se feitos portadores do ideal político-religioso de recuperar todos os principais aspectos do Islã(cultural, social, jurídico e econômico), com a criação de um Estado teocrático.
Durante a invasão soviética do Afeganistão (1979-1989), o governo dos Estados Unidos, através da chamada Operação Ciclone, nome em código do programa da CIA, armou os mujahidins do Afeganistão. Foi uma das mais longas e dispendiosas operações da CIA jamais realizadas. Entre 1987 e 1989, os serviços secretos do Paquistão (ISI) e a CIA operavam juntas, armando as milícias talibãs que combatiam as tropas soviéticas.
5 5 5
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-19T13:38:09-03:00
A milícia talibã: aquela que teme apenas a ira de DeusA milícia talibã, afastada do poder no Afeganistão, é um movimento fundamentalista de "estudantes de teologia" que diz temer apenas a ira de Deus.Os talibãs saíram de colégios corânicos sunitas em 1994 com o objetivo de restabelecer a ordem moral e religiosa no Afeganistão depois de vários anos de anarquia, que se seguiram à retirada do exército soviético e aos confrontos entre facções de mudjahedines apoiadas por Estados Unidos e Paquistão.Pouco se sabia dos talibãs quando apareceram na província de Kandahar (sul do Afeganistão) para pôr ordem e reprimir os traficantes dessa região. Num primeiro momento só foram percebidos como uma nova facção de combatentes saídos da etnia pashtu, maioria no país.Mas, muito rápido, esses "estudantes", saídos de colégios religiosos do Afeganistão e do Paquistão, se destacaram por suas boas intenções na luta contra a corrupção e ganharam progressivamente o apoio de uma população cansada de longos anos de guerra.Então estabeleceram vínculos com os poderosos serviços de informação paquistaneses (ISO) que buscavam trazer novamente a estabilidade ao país vizinho.Utilizando caminhonetes do tipo Toyota procedentes sobretudo do Paquistão e Arábia Saudita, os talibãs obtiveram uma série de êxitos militares surpreendentes, sobretudo nas províncias situadas na fronteira paquistano-afegã.
6 4 6