Respostas

2014-08-19T14:19:16-03:00
É uma das atividades físicas, mais antigas da humanidade. Inclusive em serviços cotidianos, pois o homem antigo necessitava de caçar, pescar, correr atrás dos animais. E o atletismo não se resume a correr. Envolvia também saltos e lançamentos.
Quando se pensa em atletismo, pensa-se nos jogos praticados na Grécia, no VIII século aC. Mas, muito antes disso já se praticava essa e outras modalidades físicas. Na Grécia, os jogos olímpicos ganharam grande popularidade. Nesse caso, o atletismo era bastante valorizado pela população; na prática desportiva os atletas corriam nus, pois roupas "atrapalhavam" a competição; ao fim, o vencedor era laureado - ganhavam uma coroa de louros, perecível, que em poucos dias ressecavam.
Os atuais jogos olímpicos, iniciaram-se em fins do século XIX, na Grécia. Existem várias modalidades: 50 metros rasos, 100 metros rasos, maratona, saltos, corrida de rua, etc...
2 5 2
A melhor resposta!
2014-08-19T22:37:49-03:00
O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou nocampo, como a maratona. Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar um atleta mais completo. As provas oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e lançamentos. Os atletas pontuam de acordo com as suas marcas nas provas individuais (tendo por base uma tabela de conversão de marcas por pontos), e esses pontos são somados para definir o vencedor. Como surgiu o atletismo?O atletismo teve origem entre os gregos, na época dos antigos Jogos da Grécia e, com o tempo, foi ganhando diferentes categorias. O atletismo é um esporte com provas de pista de campo e marcha atlética. Antigamente, as provas disputadas eram as de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze. A maratona, uma das provas mais tradicionais do atletismo, foi criada em homenagem a um soldado chamado Pheidippides, que correu 40 quilômetros para dar a notícia sobre a vitória de Atenas sobre a Pérsia na Batalha da Maratona e, ao chegar, caiu e morreu. O grande momento desse esporte aconteceu até o fim dos Jogos Gregos em 394 a.C. Permaneceu esquecido até o século XII, quando reapareceu na Inglaterra.
Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar um atleta mais completo. As provas oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e lançamentos. Os atletas pontuam de acordo com as suas marcas nas provas individuais (tendo por base uma tabela de conversão de marcas por pontos), e esses pontos são somados para definir o vencedor.
2 5 2