Respostas

2014-08-19T22:13:55-03:00
Na frase a, as orações FALE DEPRESSA e EU QUERO IR EMBORA são independentes, ou seja, não dependem uma da outra para ter sentido completo. Então, a partícula QUE conecta as duas formando um período composto por coordenação, onde a primeira (FALE DEPRESSA) é a oração coordenada assindética (que não tem conjunção) e a segunda (QUE EU QUERO IR EMBORA) é a oração coordenada sindética explicativa (tem uma conjunção e tem como função explicar o porquê de falar depressa)

Na frase b, as orações PENSEI e VOCÊ TIVESSE OUTRA COISA são dependentes uma da outra, ou seja, precisam de complementação para ter sentido completo. Então, a partícula QUE conecta as duas formando um período composto por subordinação, onde a primeira (PENSEI) é a oração principal e a segunda (QUE VOCÊ TIVESSE OUTRA COISA) é a oração subordinada objetiva direta (porque completa o sentido do verbo pensar, funcionando como objeto direto)
3 4 3
bem isso pois o que equivale a porque ja na letra b=o que não e uma conjuncão ou seja ela e assindética pois não vem precedida de conjuncão
Mas, nas orações subordinadas, não há essa denominação (assindética ou sindética). Espero ter ajudado :D
kkkk achei que era assim mais valeu
A melhor resposta!
2014-08-20T01:50:29-03:00
a_ Fale depressa que eu quero ir embora. - (QUE = PORQUE) - QUE QUERO IR EMBORA EQUIVALE A UM ADJUNTO ADVERBIAL DE CAUSA, PORTANTO (ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL CAUSAL, INTRODUZIDA PELA CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA QUE)
b_ Pensei que você tivesse outra coisa. NESSE CASO O (QUE, PRONOME RELATIVO)  ESTÁ INTRODUZINDO OU MELHOR, SUBORDINANDO UMA ORAÇÃO SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA (PENSEI ISSO) TODA ORAÇÃO ESTÁ FUNCIONANDO COMO UM SUBSTANTIVO

2 5 2