Uma tropa de soldados é disposta em 20 fileiras, de forma que, em cada fileira, haja sempre x soldados a mais que na anterior. Nas 10 primeiras fileiras, há um total de 140 soldados; nas 10 últimas, 340 soldados. Calcule o valor de x, bem como o número de soldados na primeira e na última fila. Com resolução, por favo

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2013-03-14T21:33:51-03:00

f1=k

f2=k+x

...

fn=k+(n-1)x

 

\sum_{n=1}^{10}(k+(n-1)x)=140\\\\ 10*k + \sum_{n=1}^{10}(n-1)x=140\\\\ 10k+x*\sum_{n=1}^{10}(n-1)=140\\\\ 10k+x*\frac{0+9}{2}*10=140\\\\ 10k+x*45=140\\\\ 45x=140-10k\\\\ x=\frac{140-10k}{45}\\\\

 

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

 

\sum_{n=11}^{20}(k+(n-1)x)=340\\\\ 10*k + \sum_{n=11}^{20}(n-1)x=340\\\\ 10k+x*\sum_{n=11}^{20}(n-1)=340\\\\ 10k+x*\frac{10+19}{2}*10=340\\\\ 10k+x*145=340\\\\ 145x=340-10k\\\\ x=\frac{340-10k}{145}\\\\

 

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

 

\begin{cases} x=\frac{140-10k}{45}\\x=\frac{340-10k}{145} \end{cases}\\\\\\ \frac{140-10k}{45}=\frac{340-10k}{145}\\\\ 145*(140-10k)=45*(340-10k)\\\\ 145*140-145*10k=45*340-45*10k\\\\ 20.300-1450k=15.300-450k\\\\ 20.300-15.300=-450k+1450k\\\\ 5.000=1000k\\\\ k=5

 

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

 

x=\frac{140-10*5}{45}\\\\ x=\frac{140-50}{45}\\\\ x=\frac{90}{45}\\\\ x=2

 

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

 

fn=k+(n-1)x

 

f1=5+(1-1)*2

f1=5

 

f20=5+(20-1)*2

f20=5+19*2

f20=5+38

f20=43

2 5 2
2013-03-14T21:39:56-03:00