Respostas

2014-08-20T08:35:34-03:00
Um tipo de fungo chamado bolor, o mofo produz um odor desagradável e também está presente nas paredes e no teto do banheiro, em móveis e objetos de madeira e até em alimentos. 

“Os bolores são extremamente importantes na natureza, são decompositores de material orgânico. Eventualmente, também podem estar envolvidos na deterioração de bens de consumo, como móveis e objetos de madeiras, além de alimentos - como o pão e as frutas. Mas, a função inicial é diferente”, explica Carlos Taborda, professor do Departamento de Microbiologia da Universidade de São Paulo (USP). 

A umidade é a principal responsável pela presença e desenvolvimento do mofo, mas não é a única. Áreas com pouca iluminação e mal arejadas, além de cortinas, tapetes, cortinas de chuveiro, enfim, qualquer lugar no qual seja possível conseguir comida o suficiente também oferecem condições para a procriação do fungo. “Estão presentes tanto no norte do país, que é quente, quanto no sul, que é mais frio. Depende da situação, do local e do ambiente”, completa o especialista.