Respostas

A melhor resposta!
2014-08-20T17:48:02-03:00
A contribuição de Lélia Gonzalez para a história e a cultura brasileiras é fundamental, na medida em que é a primeira intelectual negra no País (com reconhecimento em fórum, seminários, universidades nacionais e internacionais.  Nessa condição tornou-se referência como matrona para grupos de mulheres negras, bibliotecas, salas de leitura, prêmios, escolas, jornadas, seminários, dentre outros.

Lélia Gonzalez teve uma trajetória, permanente e irrestrita, na direção do conhecimento.  Lia e falava nas línguas espanhola, francesa e inglesa (e português, obviamente - ela nos informava que no Brasil se fala "pretoguês").
Sua bagagem teórica é imensa: Filosofia, História, Teoria da Comunicação, Proxemia, Psicologia e Psicanálise, Antropologia, Sociologia, Teoria da Arte e Estética, Teoria dos Objetos, Política, Hermenêutica.
No embate político com brancos e brancas, ela buscava o contrapé teórico para se contrapor ao/à adversário/a teórico/a ou ideológico/a.

Sua capacidade de interpretação da realidade, fazia com que se posicionasse contra as ideologias e a hegemonia de dominação (machista, branca e européia) que sempre forçou o povo negro ao lugar de submissão, de menor condição e capacidade.

Lélia sempre acreditou que uma sociedade solidária e fraterna é possível.
Seus escritos e falas (palestras gravadas ou textos), tratam de ciência e política refletindo e atuando contra o racismo e outras formas de preconceito.

Este conteúdo é parte de um belo texto, intutilado "
Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil" que pode ser encontrado em http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=13070&cod_canal=71

Satisfação,
Memorial Lélia Gonzalez
Ana

3 3 3