Respostas

2014-08-20T17:46:30-03:00
A Organização Econômica e Social Inca

A sociedade inca era dominada pelo imperador, considerado um Deus por seus suditos. Os seus parentes assumiam as funções de chefes militares e líderesreligiosos. Artesãos e camponeses formavam a camada menos favorecida da sociedade.
A maior parte da população vivia em Ayllu, aldeias. A maioria tornou-se agricultores que cultivavam diversos alimentos.Eles plantavam batatas, milho, pimentas, algodão, amendoim, mandioca e quinua.

Eles também praticavam a caça, usando flechas e zarabatanas os incas abatiam javalis, cervos, aves e peixes. Usavam umanimal semelhante ao camelo como meio de transporte, o Ihama.
  Manifestações Religiosas Os Incas eram extremamente religiosos e viam o Sol e a Lua como entidades divinas às quais suplicavam suas bençãos, fosse para melhores colheitas, fosse para o êxito em combates com grupos rivais. O deus Sol (Inti) era o deus masculino e acreditavam que o Rei descendia dele. Atribuíam ao deus Sol qualidades espirituais, transmitidas à mente pela mastigação da folha de coca, daí as profecias que justificaram a criação de templos sagrados construídos nas encostas íngremes das montanhas andinas.  Manifestações artísticas Na arquitetura: A arquitetura inca é destacada pela a moderação. Os prédios eram construído de pedras, as plantas pareciam retangulares. Um exemplo é o Machu Picchu, construído pelos incas, servido para reuniões religiosas, para que os deuses os protegessem dos espanhóis durante as guerras de conquista. 
No artesanato:  Destacavam através de tecidos de cores variadas e vivas. Eles tinham esses tecido graças a matéria prima que é o cultivo de algodão e lãs fornecidas pelos animais. 
No trabalho com metais: A maioria desse trabalho já foi destruída pelos espanhóis durante a guerra. Os incas construíam pequenas esculturas que reproduziam atos sexuais. 
Na cerâmica: Foi a arte mais original de todas já criada. A cerâmica era pintada de vermelho ou laranja, detalhada com figuras de felinos. 
Produção arquitetônica Os Incas possuíam uma organização econômico social bastante complexa. A ela se vinculava uma arte monumental, que merece ser conhecida especialmente pela capacidade que tiveram de superar as dificuldades impostas pelo relevo. 
Sendo essa região marcada pela presença de terremotos, convém observar que mesmo as construções de grande porte, resistiram muito bem a fortes abalos, ao contrário de diversas edificações feitas pelos europeus e que desabaram com os terremotos.
Estudo da Astronomia Era astronomia de observação e, como os astecas, maias, gregos, egípcios e babilônios, e todas as outras culturas antigas, eles davam importância a certo aspecto do céu e negligenciavam os outros. Por exemplo, os babilônios se tornaram exímios em calcular eclipses, os maias conheciam os ciclos de Vênus, e assim por diante.  Língua falada O quíchua era falado na região central dos Andes desde bem antes da época do Império Inca, o qual adotou a mesma como oficial da administração. Ainda é falado hoje, na forma de vários dialetos, por cerca de 10 milhões de pessoas, sendo o idioma nativo mais falado na América do Sul. Distribui-se sua influência no Peru, centro e sudoeste da Bolívia, sul da Colômbia e do Equador, noroeste da Argentina e norte do Chile.  Curiosidades  O Império Inca mantinha as regiões conquistadas não só pelo uso da força, mas pela imposição de sua tradição religiosa; 

- Os incas sabiam como desidratar batatas e vegetais. Com isso, podiam armazenar grandes quantidades de alimentos; 

- Antes do casamento, um casal inca passava por uma fase de experiência onde testavam suas afinidades. Nesse período, a mulher tomava um chá anticoncepcional