Respostas

A melhor resposta!
2014-08-20T20:43:47-03:00
A crosta terrestre é uma das três principais camadas da Terra e compõe quase que a totalidade da composição sólida do planeta, ou seja, é porção da Terra onde se encontram as rochas. Abaixo dela, localiza-se o manto, composto basicamente por magma.Essa camada é a mais fina da Terra, tendo um aspecto semelhante ao de uma “casca” do planeta. A espessura da crosta terrestre varia entre 5 e 70 quilômetros, o que parece muito para o ser humano, porém quase nada diante dos 6.380 quilômetros que compõem a distância entre a superfície e o centro do nosso planeta. Até hoje, o ser humano só conseguiu perfurar até uma profundidade de 12 quilômetros.Em termos de localização, a crosta terrestre pode ser dividida em duas partes: a crostaoceânica e a crosta continental. A oceânica é a mais fina, com uma profundidade que varia entre 5 e 10 quilômetros, enquanto a continental é mais grossa, variando entre 30 e 70 quilômetros.A parte mais externa da crosta é chamada de relevo, que é responsável por nos mostrar as transformações terrestres em sua superfície. Ele está sempre se transformando, seja pelos agentes internos ou endógenos (vulcanismo e tectonismo) ou pelos agentes externos ou exógenos (ação das águas, dos ventos e dos seres vivos).É importante não esquecermos que a crosta terrestre não é totalmente contínua sobre o planeta, ou seja, ela apresenta algumas “rachaduras” que a dividem em vários pedaços mais ou menos encaixados, como em um quebra-cabeça. Esses pedaços são chamados de placas tectônicas e estão sempre se movimentando por estarem flutuando sobre o magma do interior da Terra.Por causa dessa movimentação, o relevo sofre transformações, como a formação das montanhas e das fossas oceânicas, além da manifestação de terremotos e atividades vulcânicas. Por esse motivo, podemos dizer que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a crosta terrestre não é um meio estático, parado, mas um espaço que está em constante movimento e transformação.
2 4 2
2014-08-20T20:51:38-03:00
É uma fina camada exterior que envolve o planeta.Tem consistencia sólida e flutua sobre um material fundido, denominado magma.
espero ter ajudado!
1 5 1