Respostas

2014-08-20T22:29:32-03:00
No Japao, sao realizadas varias celebracoes em cada estacao do ano ou data importante da vida. Por exemplo, a celebracao para comemorar o novo ano “Shogatsu”, a festa sazonal “Setsubun”, a festa das meninas “Hina Matsuri”, a festa dos meninos “Tango”, a festa das estrelas Veja e Altair “Tanabata”, a cerimonia para os antepassados “Obon”, a cerimonia no templo xintoista “Omiya Mairi”, a festa dos meninos de 3 e 5 anos e das meninas de 3 e 7 anos “Shichi Go San”, a cerimonia da maioridade “Seijinshiki”, entre outras muitas celebracoes. O casamento e funeral sao feitos de uma maneira tipica dependendo da tradicao de cada regiao. Tambem tem o costume de troca de presentes como o Chuugen que e dado no comeco do verao e o Seibo no fim do ano. 
No Japao existem as instalacoes publicas de banho como o onsen e o ofuro. Atencao nos regulamentos tipicos japoneses antes de entrar nas instalacoes publicas de banho. Primeiramente, antes de entrar no balneario, lave o corpo de leve com a agua quente. E proibido lavar o corpo na banheira ou colocar a toalha dentro. Para lavar o corpo com sabonete e preciso sair da banheira. 
Costumes referentes ao Ano Novo 

Hatsumoude – é a primeira visita ao templo no início do ano, para desejar a boa saúde e felicidade da família. 

Hatsu yume – é o primeiro sonho que temos, nos primeiros dias do ano (até o dia 2). Conforme o ditado, quem sonha com o Monte Fuji, falcão ou beringela, terá um ano próspero. Os três possuem em comum a palavra “alto”) 

Osechi ryori – é a comida especial oferecida aos familiares e amigos. Geralmente costuma-se colocá-los em tigelas especiais, o Juubako. 

Kadomatsu – são bambus enfeitados, colocados na entrada (do lado esterior) da casa, para atrair bons fluídos. 

Véspera do início da primavera (SETSUBUN) 
Ritual para afastar os maus espíritos e realizado no dia 3 ou 4 de fevereiro. Para afastar esses espíritos, jogam-se soja (mame) para fora da casa, dizendo "Oni ha soto, fuku ha uchi" (Para fora demônio, para dentro felicidade). Todos comem o número de sojas conforme a idade. 


[b]Festa das meninas (HINAMATSURI) 
Festa realizada para as meninas no dia 3 de março, festejando seu crescimento. É comemorado decorando-se com bonecos (HINA NINGYO) e comendo doces feito a base de arroz (Hina arare ou hishimochi). Também é conhecido como JOSHI NO SEKKU. 

Equinócio da primavera (SHUNBUN NO HI) 
Dia 20 de março inicia-se a primavera. Considerado feriado nacional. 

Apreciação das flores cerejeiras (HANAMI) 
Os japoneses tem um profundo apego pelas flores de cerejeiras (Sakura no hana), que florescem entre meados de março a fins de abril. Os japoneses se reúnem debaixo das cerejeiras com seus colegas de trabalho ou com seus amigos e admiram as flores, comendo e bebendo.

Festa das estrelas(TANABATA) 
No dia 7 de julho, comemora-se o TANABATA SEKKU, ou simplesmente o TANABATA. É o dia em que Orihime e Hikoboshi podem se encontram, conforme diz a lenda. É costume escrever um desejo no pedaço de papel (TANZAKU) e pendurá-lo nos galhos de bambus até a noite do dia anterior.. 


Finados (OBON) 
Obon é uma cerimônia budista, com o significado de ficar junto às almas dos antepassados falecidos. É realizado entre o dia 13 a 15 de agosto, colocando oferendas nos altares e rezando pelos ancestrais. Nesta época, muitos aproveitam para voltar à sua terra natal e rever familiares. 


Dia de Respeito aos Idosos (KEIRO NO HI) 
Na 3ª segunda-feira do mês de setembro é comemorado o dia dos idosos, em homenagem à sua grande contribuição para a sociedade. É costume homenagear a partir em que a pessoa completar 60 anos, que denominamos de KANREKI, significando que ela volta a ser criança. Isto é baseado no horóscopo chinês, pois os 12 signos fazem a volta completa e aos 60, retornando para o mesmo signo do ano em que a pessoa nasceu. 

Dia do esporte (TAIIKU NO HI) 
O dia do esporte é comemorado no 2ª segunda-feira do mês de outubro. Ele foi considerado feriado nacional depois da realização das Olimpíadas de Tokyo, em homenagem ao grande resultado que o Japão obteve. Até o ano de 2000, era comemorado em 10 de outubro, data em que foi realizada a cerimônia de abertura. 

Folhas coloridas de outono (KOYO) 
Estação em que as árvores ficam avermelhadas, laranjadas e amareladas, de outubro a novembro. Oferecem uma paisagem bonita. Como os japoneses apreciam a primavera, também apreciam o outono. 


Dia da Cultura (BUNKA NO HI) 
Dia 3 de novembro é comemorado o Dia da Cultura. Foi determinado oficialmente em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, com objetivo de incentivar atividades culturais em respeito e amor à Paz e Liberdade. Nesse dia é feita a condecoração às pessoas que contribuíram nas várias áreas culturais, com a medalha imperial. 
1 5 1