Respostas

2014-08-21T00:55:26-03:00
A)O termo Bolchevique tem origem russa e significa "maioria". Era um grupo político russo formado por ex-integrantes do Partido Operário Social Democrata Russo, foi fundado em 1898. Defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, enfim, acreditavam que o governo deveria ser controlado pela classe trabalhista (os trabalhadores).

b) Foi uma estratégia adotada pelos Bolcheviques russos durante a guerra civil que ocorreu no país, logo após a Revolução russa, em 1917. Queriam que todas as forças produtivas do país deveriam se orientar no sentido de combater os inimigos do povo, no caso, os Russos Brancos e tropas de ocupação estrangeiras. 

c) Foi uma facção do movimento revolucionário russo, surgiu em 1903. Ganhou esse nome por causa dos delegados que apoiaram Martov na sua ideia que seria melhor ter um grande partido de ativistas de grande representação. Mesmo ganhando o Comitê Central não adotou sua proposta.

d) Era o nome dado às forças armadas da extinta União Soviética, criado em 1918. Renomeado em 1946 para "Exército Soviético", e finalmente extinto até o colapso geral do bloco socialista de 1991. Sua origem remonta a guerra Civil Russa, onde Bolcheviques precisava de um exército para levar as forças de esquerda a derrotar o Exército Branco.
e) Obs: Não seria "CZARISMO"?
Regime político russo que aconteceu antes da revolução de 1917. Este nome foi uma homenagem a César, o imperador romano. Era bastante parecido com o absolutismo, ou seja, o governo não dava condições necessárias para o crescimento industrial atrasando assim a economia. Esse regime teve fim com a entrada da Rússia nos conflitos da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914. Tornando-se assim a Rússia de hoje.
Espero ter ajudado. :D
1 5 1