1)indique o significado fisico de 10 m/s?

2)quando um automovel freia,seu movimentoé acelerado ou retardado?

3)um carro pode ter, ao mesmo tempo , aceleração escalar negativa e movimento acelerado ?
4)no instante t1=2s um trem possui uma velocidade de 30 m/s . determine sua aceleração escalar média nesse intervalo de tempo.
5)determine a aceleração escalar média ,no SI, de um barco que aumenta sua velocidade de 36 km/h para 108 km/h em 10 s.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-21T17:04:11-03:00
1)Significa que a velocidade aumenta 10m/s a cada segundo, 10m/s também é 36km/h, também temos que a nossa aceleração da gravidade é arredondada para 10m/s².

2)Seu movimento é retardado, pois ele está com a aceleração negativa ou seja diminuindo a cada segundo e não acelerando.

3)Sim, pois aceleração não é só aumentar a velocidade.

4) A formula da aceleração é dada pelo cociente de 
ΔV por Δt assim temos que a=ΔV/Δt, em que:

a= aceleração;   ?
ΔV= variação de velocidade;  30m/s
Δt= variação de tempo;   2s,    substituindo:

a=30/2
a=15m/s² , o trem possui uma aceleração de 15m/s² nesse intervalo de tempo mantendo essa velocidade.


5) Vamos usar os mesmos conceitos da questão anterior e a mesma formula então:

a= ?
ΔV= para achar a variação de velocidade é só subtrair Vi de Vf ou seja (Vf)108-36(Vi) - > ΔV= 72km/h , agora temos que passar essa velocidade para o SI que é em m/s para fazer isso vamos dividir o valor (72km/h) por 3,6 e teremos que 72/3,6= 20m/s.

Δt= 10s;     Substituindo teremos que:

a=20/10
a=2m/s²

4 4 4
2014-08-21T17:15:08-03:00
1 - a velocidade aumentada 10m/s 
2 - Retardado , pois na frenagem está diminuindo sua velocidade
3 - Sim, desde que a velocidade tbm seja negativa 
4 -Aem= (Delta V) / (delta t) 
Aem= (30 - 10) / (6 - 2) 

Aem= 5 m/s² 

5 - a= ∆v / ∆t 
a= ?
∆v= 108 - 36 = 72km,  no S.I. = 20 m/ s
∆t= 10s 

a= ∆v / ∆t 
a= 20 / 10 
a= 2m/s²
2 3 2
a= ∆v / ∆t
a=?
∆v= 108 - 36 = 72km, transformamos em m/s por que você quer no S.I. = 20m/s
∆t= 10s

a= ∆v / ∆t
a= 20 / 10
a= 2m/s²
ai a 5 , não deu pra entender nada ;/
muito obrigado igual
4- Dados:
t1=2s e V1 = 10m/s
t2=6s e V2 = 30m/s

Aem= (Delta V) / (delta t)
Aem= (30 - 10) / (6 - 2)

Aem= 5m/s²