A sucessão vegetal, entendida como um processo de auto-organização ou amadurecimento do ecossistema, direciona-se da simplicidade para a complexidade organizacional, de formas de vida mais simples para mais complexas e diversificadas (ODUM, 1976). Considerando esta visão sobre a sucessão vegetal, assinale a alternativa correta: ALTERNATIVAS Dependendo do ecossistema e das condições geomorfológicas e pedológicas, a sucessão pode ser iniciada por uma etapa intermediária; à medida em que prossegue a sucessão, podem surgir comunidades menos ajustadas às condições do meio. A sucessão culmina numa comunidade (denominada comunidade clímax), na qual as espécies que a formam se alteram com frequência, através da migração, podendo sua composição variar por um longo intervalo de tempo. No caso das florestas, as espécies arbóreas podem estar representadas sob a forma de sementes, plântulas, no sub-bosque ou como árvores do dossel. Alguns autores discordam da existência de um estágio de clímax, pois, segundo eles, a sucessão na realidade não termina, mas assume velocidade tão lenta que é praticamente imperceptível. À medida em que a estrutura florestal vai se tornando mais complexa, as relações vão tornando-se mais sofisticadas e multiplica-se a quantidade de nichos ecológicos, porém, reduzindo a riqueza de espécies.

1

Respostas

2013-08-15T20:27:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Dependendo do ecossistema e das condições geomorfológicas e pedológicas, a sucessão pode ser iniciada por uma etapa intermediária; à medida em que prossegue a sucessão, podem surgir comunidades menos ajustadas às condições do meio. [ Alternativa errada, pois com a sucessão surgem comunidades mais ajustadas às condições do meio ]

A sucessão culmina numa comunidade (denominada comunidade clímax), na qual as espécies que a formam se alteram com frequência, através da migração, podendo sua composição variar por um longo intervalo de tempo.  [
Alternativa errada, pois as espécies que formam a comunidade clímax não se alteram com frequência, muito menos por migração].

No caso das florestas, as espécies arbóreas podem estar representadas sob a forma de sementes, plântulas, no sub-bosque ou como árvores do dossel.   
[Alternativa errada, pois as espécies arbóreas também pode estar representadas de outros modos, não apenas no dorssel].

Alguns autores discordam da existência de um estágio de clímax, pois, segundo eles, a sucessão na realidade não termina, mas assume velocidade tão lenta que é praticamente imperceptível. 
[Alternativa correta, pois ao longo de milhares ou milhões de anos a sucessão continua ocorrendo].

 À medida em que a estrutura florestal vai se tornando mais complexa, as relações vão tornando-se mais sofisticadas e multiplica-se a quantidade de nichos ecológicos, porém, reduzindo a riqueza de espécies. 
[Alternativa errada, pois com mais nichos ecológicos, há maior variabilidade de espécies].