Qual o princípio de todas as coisa (arkhé) para
os pré-socráticos?

1
Os primeiros filósofos procuravam a racionalidade constitutiva do Universo; eles procuravam explicar como, diante da mudança(devir) podemos encontrar estabilidade,como diante do plural descobrimos o uno. Ao se perguntarem como era possível surgir o cosmo do caos, os filósofos buscam a arkhé, ou seja, o elemento constitutivo de todas as coisas.Cada filósofo tinha a sua idéia de arkhé:

Respostas

2014-08-21T19:04:28-03:00
 Eles procuravam assuntos cosmológicos, ou seja, como tudo se formou e consolidou-se de maneira perfeita. O cosmo é aquilo que está fluindo de boa maneira; a organização; a perfeita harmonia. Eles chamavam as suas pesquisas, de como tudo se formou  de arkhé (principio de todas as coisas), numa sociedade grega que era pagã e voltada para os mitos, os primeiros filósofos os pré-socráticos tentaram se afasta dos mitos, e fazer um novo conceito de como tudo se formou, muitas vezes à partir dos elementos naturais podemos citar exemplos:

Tales de Mileto- dizia que tudo que se fez, foi à partir da água. "tudo tem água dentro de si".

Pitagóras- sua arkhé era os números ele dizia que se os números estivessem em harmonia tudo fluía bem.

Heraclito- sua arkhé era o devir, estava tudo em mudança, tudo fluía, não parava, assim como fogo.
ele dizia "não vamos duas vezes no mesmo lugar, pois, à cada segundo as coisas vão mudando de tal maneira, que não são mas as mesma.


Parmendes- dizia que o ser é imovél. Este entrou em paradoxo com  Heraclito.

existe vários pré-socráticos com suas teórias(Arkhé). Não citei todos, espero ter ajudado.