URGENTE - Alguém ajuda por favor?

A figura mostra dois blocos, A e B, empurrados por uma força horizontal, constante, de intensidade F=6,0N, em um plano horizontal sem atrito.

O bloco A tem massa de 2,0Kg e o bloco B tem massa de 1,0Kg.
a) Qual o módulo da aceleração do conjunto?
b) Qual a intensidade da força resultante sobre o bloco A?

A letra (a) eu sei resolver e dá 2m/s² . A letra (b) fiquei na dúvida... =/ e não entendi a resposta do gabarito (4N)

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-21T20:28:35-03:00
A alternativa (B) iremos resolver utilizando a formula da 2° Lei de newton(Princípio Fundamental da Dinâmica) que é Fr=m.a em que:

Fr= Força resultante;   ?
m= massa;  2kg
a= aceleração;  2m/s² [encontrada na alternativa (a)]

Substituindo teremos então que,

Fr=m.a
Fr=2.2
Fr= 4N

A intensidade da força resultante sobre o bloco A é de 4N.
4 4 4
  • Usuário do Brainly
2014-08-21T20:44:05-03:00
Fr=m.a
Fr=2.2
Fr= 4N

 é de 4N.