Respostas

2014-08-21T20:47:14-03:00
Muitas pessoas atribuíram uma causa divina à peste negra, supondo relacionar-se a um castigo de Deus sobre as pessoas pelos pecados que elas haviam cometido. A economia se desestruturou, com muitas pessoas morrendo as terras já não eram adequadamente cultivadas, promovendo a falência do sistema feudal. 

Muita gente acreditava que era o fim do mundo. Todos tentavam se prevenir da doença, mas como não conheciam a forma como se adquiria a enfermidade. Outros ficavam orando em busca de salvação. A grande maioria, no entanto, morreu. 

Uma das consequências foi o surgimento da Inquisição, no sentido de combater os pecadores que "desencadearam" a peste. Cerca de 1/3 (um terço) da população morreu, resultando na quase falência do feudalismo, já que, para a terra ser produtiva, era preciso que houvesse trabalhadores.

A peste abriu caminho também para uma investigação mais objetiva da realidade,  sendo um dos fatores que contribuiu para o Renascimento.

Sugiro que veja os vídeos " A Peste Negra idade média ", " BBC - Pandemia ", e o Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden " para completar essa explicação, encontrados facilmente no you..tube. 

Bons estudos!
1 5 1