Respostas

2014-08-21T22:11:50-03:00
Depende da frase Luiz.

Ex1) Eu vivia bem naquele lugar. || Vivia-se bem naquele lugar.
Na 1ª frase o sujeito é EU, porém, na 2ª frase, você não sabe quem é o sujeito, o sujeito está INDETERMINADO, logo, a partícula "-se" é classificada como índice de indeterminação do sujeito.

Ex2) Alugam-se casas neste condomínio. >> Casas são alugadas neste condomínio.
"Casas" seria objeto direto, (quem aluga, aluga alguma coisa). >> Partícula apassivadora.

Ex3) Luiz machucou-se com a faca.
Na frase, Luiz, o sujeito, machucou e foi machucado. Luiz realizou uma ação e a recebeu também, logo, "-se" é classificado como pronome reflexivo.
A melhor resposta!
2014-08-22T11:32:08-03:00
1) Vivia-se bem naquele lugar.
o sujeito está INDETERMINADO, logo, a partícula "-se" é classificada como índice de indeterminação do sujeito.

2) Alugam-se casas neste condomínio. 
 Partícula apassivadora.

3) Luiz machucou-se com a faca.
Na frase, Luiz, o sujeito, machucou e foi machucado. Luiz realizou uma ação e a recebeu também, logo, "-se" é classificado como pronome reflexivo.
1 5 1