Respostas

2014-08-21T22:33:56-03:00
Os banhos de calor aliviam a tensão,
estimulam a circulação sanguínea e ajudam a
rejuvenescer a pele por meio da transpiração.
O calor dilata os vasos sanguíneos, reduzindo
a pulsação e a pressão arterial. Na sauna seca,
como não há formação de vapor, a
temperatura é bem mais elevada do que na
úmida - varia entre 70º e 90° (com umidade
do ar entre 5 e 25%). No vapor, o calor vai de
45 a 60ºC (com umidade de 95%). A boa
notícia é que meia hora de sauna pode
equivaler a dez minutos de exercício
cardiovascular ou corrida leve. "Em alguns
minutos na sauna, seu coração trabalha tão
duro quanto se exercitando", diz o especialista
em medicina esportiva Luiz Oswaldo Carneiro
Rodrigues. Alerta: quem tem pressão arterial
alta ou muito baixa ou faz uso de remédios
para hipertensão deve evitar fazer sauna.
Perda de peso
Existe a crença generalizada de que fazer
sauna ajuda a emagrecer. O fato é que na
sauna a vapor você pode perder até 125
gramas em dez minutos. Mas não se engane:
praticamente tudo o que eliminar será em
forma de suor (só água e sal). Na seca, a
temperatura é mais alta, mas por conta da
menor umidade você consegue suportar o
calor por muito mais tempo e perder até 500
gramas em dz minutos. Mas também só em
forma de líquidos.
Limpeza de pele
A transpiração na sauna abre os poros e ajuda
a remover sujidade da epiderme, camada
superficial da pele. Mas não elimina toxinas
de dentro do corpo, como algumas pessoas
acreditam. "Na sauna a vapor, o calor
associado à umidade contribui para a abertura
plena dos poros, permitindo a liberação de
sujeira e até produtos químicos aderidos a
eles", diz a dermatologista Mirella Moraes, de
São Paulo. Já na sauna seca, o corpo tende a
dilatar seus capilares para expulsar o calor,
mas retém a umidade, o que pode acabar
prendendo algumas sujeiras nos folículos,
explica a médica.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-22T12:02:55-03:00
São
Os banhos de calor aliviam a tensão,
estimulam a circulação sanguínea e ajudam a
rejuvenescer a pele por meio da transpiração.
O calor dilata os vasos sanguíneos, reduzindo
a pulsação e a pressão arterial. Na sauna seca,
como não há formação de vapor, a
temperatura é bem mais elevada do que na
úmida - varia entre 70º e 90° (com umidade
do ar entre 5 e 25%). No vapor, o calor vai de
45 a 60ºC (com umidade de 95%). A boa
notícia é que meia hora de sauna pode
equivaler a dez minutos de exercício
cardiovascular ou corrida leve. "Em alguns
minutos na sauna, seu coração trabalha tão
duro quanto se exercitando", diz o especialista
em medicina esportiva Luiz Oswaldo Carneiro
Rodrigues. Alerta: quem tem pressão arterial
alta ou muito baixa ou faz uso de remédios
para hipertensão deve evitar fazer sauna.
Perda de peso
Existe a crença generalizada de que fazer
sauna ajuda a emagrecer. O fato é que na
sauna a vapor você pode perder até 125
gramas em dez minutos. Mas não se engane:
praticamente tudo o que eliminar será em
forma de suor (só água e sal). Na seca, a
temperatura é mais alta, mas por conta da
menor umidade você consegue suportar o
calor por muito mais tempo e perder até 500
gramas em dz minutos. Mas também só em
forma de líquidos.
Limpeza de pele
A transpiração na sauna abre os poros e ajuda
a remover sujidade da epiderme, camada
superficial da pele. Mas não elimina toxinas
de dentro do corpo, como algumas pessoas
acreditam. "Na sauna a vapor, o calor
associado à umidade contribui para a abertura
plena dos poros, permitindo a liberação de
sujeira e até produtos químicos aderidos a
eles", diz a dermatologista Mirella Moraes, de
São Paulo. Já na sauna seca, o corpo tende a
dilatar seus capilares para expulsar o calor,
mas retém a umidade, o que pode acabar
prendendo algumas sujeiras nos folículos,
explica a médica.
2 5 2