Porque a camada de ozonio é importante para os seres vivos

2
Poq em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera (entre 25 e 30 km acima da superfície), é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Respostas

2014-08-22T12:17:33-03:00
Pois o ozônio (O3) impede que uma grande parte de radiação ultravioleta emitida pelo sol invada a Terra 

Se não existisse a camada de ozônio, não existiria vida na Terra, uma vez que a radiação ultravioleta é nociva aos seres vivos ela provoca degeneração celular em todos os seres vivo
2 2 2
2014-08-22T12:21:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A camada de ozônio tem como principal função absorver os Raios Ultravioleta (UV) emitidos a partir do Sol, estes raios são emitidos pelo Sol em baixa quantidade, mas seus danos aos seres vivos podem ser devastadores, uma vez que os UV podem alterar as informações do DNA e com isto criar alterações morfológicas nos seres vivos. Por isso que se diz que ele é um filtro solar. 
Uma observação não existe "buracos na camada de ozônio", na verdade nestas áreas a quantidade do gás é rarefeita com isto alguns UV conseguem atingir a superfície da terra. 
1 1 1