Respostas

2014-08-22T14:52:59-03:00
Foi uma revolta que aconteceu em 1835 a 1840,na província de Grão -Pará.O objetivo principal era a conquista da independência. 
8 2 8
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-22T17:52:22-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A cabanagem foi uma revolta popular ocorrida entre os anos 1835 e 1840, na região Grão-pará situado ao norte do Pará. O movimento foi provocado pelo descontentamento popular pelas medidas tomadas pelo governo central, onde os moradores tinham que conviver com a miséria, sem trabalhos, sem condições adequadas de vida etc, além da nomeação de um presidente para a provincia que não agradava a comunidade de Grãos-pará. Todos esses fatores contribuíram para o sentimento de revolta que levou grupos locais (Mestiços, Índios, comerciantes e fazendeiros) a se unirem e iniciarem os protestos. Após alguns anos de combates, o governo regencial conseguiu controlar o movimento.
9 4 9