Amigoss, me ajudem mais uma vez? hahaha

26- A soma y dos x primeiros números inteiros positivos é uma função definida pela formula matemática y =1/ 2 x² + 1/2 x. Nessas condições, determine a quantidade x de números inteiros positivos que tem 820 como soma.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-03-15T10:42:37-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 Yaasmin,

 

y =1/ 2 x² + 1/2 x

 

820 = 1 /2 x^2 + 1 / 2x

 

Resolvendo:

 

Multiplicando por 2:

 

1640 = x^2 + x

 

1640 = x^2 + x

 

x^2 + x - 1640 = 0

 

Resolvendo por Báskara:

 

delta = b^2 - 4.a.c = 1 - 4.1.(- 1640) =  6561

 

x = (- b + - raiz delta) / 2a

 

x1 = (-1 + 81) / 2 = 80 / 2 = 40

 

x2 = (- 1 - 81) / 2 = - 82 / 2 = - 41

 

x2 negativo: DESCARTADO

 

x1 = x = 40

 

São 40 números

 

Ok?

3 5 3
2013-03-15T13:48:20-03:00

A resposta é 40

Sabe usar conceito de P.A. ?

 

 

1+2+3+4+.....+38+39+40 = 820

:

 

1+40=41

2+39=41

3+38=41

 

:::

20+21=41

 

:

41*20=820

 

;

a soma tem 40 numeros , somando esses numeros resulta em 820. 

 

 

 

 

 

2 5 2