Respostas

2014-08-22T19:41:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A função inversa de y é  y^{-1} = \frac{1}{y}  

Então:

a)  y^{-1}  = \frac{1}{5x} - \frac{1}{15} =

 y^{-1}  = \frac{25 - 5x}{75x}


b)  y^{-1}  = \frac{1}{2x} + \frac{1}{8}

 y^{-1}  = \frac{8 + 2x}{16x}

A melhor resposta!
2014-08-22T22:48:52-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Ariane,

primeiro troque as variáveis de posição (y por x), depois tente isolar y:

y=5x-15~~~~~~~.\\
x=5y-15\\
x+15=5y\\
5y=x+15\\\\
y= \dfrac{x+15}{5}\\\\
y= \dfrac{x}{5}+ \dfrac{15}{5}\\\\
\Large\boxed{\boxed{y^{-1}= \dfrac{1}{5}x+3}}|\\-

Faça o mesmo com a segunda:

y=2x+8\\
x=2y+8\\
x-8=2y\\
2y=x-8\\\\
y= \dfrac{x-8}{2}\\\\
y= \dfrac{x}{2}- \dfrac{8}{2}\\\\
\Large\boxed{\boxed{y^{-1}= \dfrac{1}{2}x-4}}|\\-

Tenha ótimos estudos ;D
1 5 1